“... Vishnu é a deidade mais erótica de afirmação do mundo. Vem ao mundo como uma encarnação plena de amor, sempre que o mundo está em apuros. Há muitas destas encarnações – Rama e Krishna são as mais conhecidas. Do ponto de vista hindu, Cristo seria uma encarnação de Vishnu.
........................................................................................
Geralmente é representado na forma humana, reclinado em uma serpente chamada Ananta, que significa “eterno”. Suas sete cabeças se debruçam sobre Vishnu como um guarda-chuva, e ela flutua no oceano cósmico, símbolo esse da energia do mundo, do qual todas as coisas se originam. Esse é o oceano de que fala o primeiro versículo da Bíblia. A água, a serpente e Deus são as figuras correspondentes às formas elementares, animal e humana, respectivamente. Todas simbolizam a misteriosa fonte de onde tudo provém.........Assim é a imagem de Vishnu. Ele está sonhando. Sonha o sonho do mundo. Sonha com o seu próprio mundo Maya, que emerge de seu umbigo na forma de um lótus. Quando o sonho acaba, o lótus retrocede novamente, apena s para reemergir no começo do próximo sonho.
...............................................................................
A palavra lótus – padma – também é o nome da deusa-esposa de Vishnu, sua shakti (também conhecida como Lakshmi). Indubitalvelmente, a deusa Padma era originalmente o próprio lótus. Ela é o mundo. Seu útero é o lótus do mundo interior. De maneira interessante, com a ênfase posterior do patriarcado na tradição indiana, ela foi retirada do lótus e a vemos atualmente na figura de uma boa esposa indiana, massageando o pé de seu marido adormecido. Há, porém, um segredinho aí: é essa massagem que estimula o sonho. Ela ainda é a Shakti. E com o que estará ele sonhando? Com ela.”
Obs: os mundos existem e desaparecem de acordo com o sonhar e o despertar de Vishnu, quando ele sonha os mundos existem, quando acorda, tudo desaparece.
(Extraído de Os Mitos de Luz, de Joseph Campbell, editora Madras, pg77 e 78.)
amigas sonhadoras,
ResponderExcluiresses dias ouvi uma astrônoma falar sobre estrelas e fiquei pensando nesta história de Vishnu.
Ela falava sobre o Bigbang e que tudo é gerado a partir da explosão das estrelas. Os planetas são feitos a partir dos metais provenientes das estrelas. As estrelas mais novas têm maior concentração de metais, e conforme vão envelhecendo, esta concentração vai diminuindo, até a estrela morrer.
(muito do que vemos no céu já está morto... nosso céu poderia atuar como uma conexão entre os vários tempos do universo...)
Seria o adormecer de Vishnu um Bigbang?
Seria o seu despertar a morte de todas as estrelas?
...?
beijos
marina
Teoria muito boa, mas se pensarmos no universo como una matrix com acontecimentos cíclicos.. as estrelas morrem mas outras se formam.. Assim como tudo que é..
ExcluirAcho que o despertar de vishnu seria o despertar da consciência de um determinado ser cujo toda essa realidade é projetada.. ou seja você, eu,todos nós que na verdade somos uma onisciencia que vivência infinitas vidas materiais simultaniamente.. seja aqui na terra como em vários lugares no universo.. e assim que tudo se tornar luz e amor, ele acorda assim trazendo com ele as lindas experiências de amor, e assim compartilhar com sua esposa todas as mais lindas histórias..
Afinal todas as almas que existem estão conectados por algo que nos torna uma única força, uma única presença..
Temos livre arbítrio fisicamente mas espiritualmente existe uma única direção, que é a luz, a direção contrária seria o caos, a direção oposta do despertar, onde tudo não faz sentido onde todos os seus conceitos de realidade se dobram se quebram e assim essa centelha de alma é dizimada pela lei do universo.. o abrir dos olhos de vishnu na minha visão seria nossa própria iluminação
Namaste
Toda a existência cada galáxia cada estrela cada constelação não passa de sinapses, e neurônios de vishnu
ResponderExcluir